PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Chama olímpica se apaga pela primeira vez em seu percurso britânico

11:52 | 21/05/2012

LONDRES, 21 Mai 2012 (AFP) - A chama olímpica, que iniciou neste final de semana um périplo de 70 dias por Reino Unido e Irlanda, apagou pela primeira vez nesta segunda-feira, de forma acidental, durante um dos revezamentos que a levarão a Londres, onde os Jogos começam no dia 27 de julho.

O atleta paraolímpico de badminton David Follett levava a tocha com sua cadeira de rodas quando o fogo apagou bruscamente, pouco antes das dez da manhã, hora local. O revezamento passava pelo condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra.

Um porta-voz do Comitê de Organização (LOCOG) afirmou que o motivo do apagão foi um problema com os elementos que produzem a combustão na tocha.

"Às vezes acontece de a tocha apagar por diferentes motivos, como, por exemplo, quando há um vento muito forte", disse.

Rapidamente foi utilizada uma tocha substituta, fornecida pela equipe que segue o percurso da chama, e foi acesa com uma das chamas-mãe, que chegaram na sexta-feira à noite ao Reino Unido procedente de Atenas.

"Mantemos a chama mãe em lâmpadas de mineiros especialmente concebidas para podermos acendê-la imediatamente quando se apaga em um revezamento", disse o porta-voz.

A chama iniciou no sábado na Cornualha (sudoeste) um périplo de 70 dias que terminará no estádio Olímpico de Londres para a abertura dos Jogos, no dia 27 de julho.

A pé, de barco, bicicleta, trem e inclusive de balão, vai atravessar mais de mil cidades e povoados. Espera-se que 8 mil portadores se revezem para transportá-la por 12.875 quilômetros nas Ilhas Britânicas.

A chama foi acesa no dia 10 de maio nas ruínas da cidade de Olímpia, conforme uma tradição em vigor desde os Jogos de 1936.

TAGS