PUBLICIDADE
Notícias

ONU reforça sanções contra Pyongyang por lançamento de foguete

16:17 | 16/04/2012

NOVA YORK, 16 Abr 2012 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU reforçou as sanções contra a Coreia do Norte após o lançamento frustrado de um foguete, e advertiu que imporá "novas ações" se o país comunista realizar um novo teste de míssil.

O corpo de 15 membros acordou de forma unânime uma declaração que condena fortemente o lançamento de sexta-feira, afirmando que causou "graves preocupações de segurança" na Ásia.

O Conselho ordenou acrescentar novos pontos à lista de sanções tratada pela comissão, criada depois que a Coreia do Norte realizou testes deste tipo em 2006 e 2009.

Também pediu que a comissão de sanções revise a lista de indivíduos e empresas que estão sujeitos a medidas internacionais.

A comissão deverá apresentar essa nova lista nos próximos 15 dias.

O Conselho de Segurança afirmou que o lançamento do foguete, que se desintegrou imediatamente sobre o Mar Amarelo, constituía uma "séria violação" das resoluções 1718 e 1874.

O organismo pede a Pyongyang que não efetue lançamentos que "incluam tecnologia de míssil", suspenda "qualquer atividade relacionada com seu programa de mísseis balísticos" e respeite sua prometida "moratória de lançamento de mísseis".

"O Conselho de Segurança expressa sua decisão de empreender ações no caso de novos lançamentos ou testes nucleares pela República Democrática e Popular da Coreia", acrescenta.

Em sua declaração aprovada por unanimidade, incluindo China e Rússia, o Conselho de Segurança "condena firmemente" o lançamento do foguete norte-coreano e "lamenta que esse lançamento tenha causado graves preocupações com a segurança na região".

Depois da reunião dos 15 membros do Conselho, a China pediu diálogo. "Está provado que o diálogo e as negociações são a maneira correta de solucionar problemas", disse o ministro das Relações Exteriores Liu Weimin, citado pela agência chinesa Xinhua (Nova China).

Seu homólogo japonês, Koichiro Gemba, afirmou que o reforço das sanções da ONU "tem um grande significado para a segurança do leste da Ásia, onde o lançamento (do foguete) causou muita preocupação", de acordo com a agência Kyodo.

Uma primeira série de sanções contra a Coreia do Norte foi aprovada em outubro de 2006 na resolução 1718, após o primeiro teste de Pyongyang. O Conselho intensificou o regime de sanções em resposta a um segundo teste, no dia 25 de maio de 2009.

A resolução 1874, de maio de 2009, também instaurou um sistema fortalecido de inspeções de cargas aéreas, marítimas e terrestres com destino a, ou provenientes da Coreia do Norte e uma ampliação do embargo de armas.

Pyongyang lançou um foguete na sexta-feira passada, indicando que seu propósito era por em órbita um satélite civil de observação. Este explodiu em voo dois minutos depois do lançamento. Os Estados Unidos e seus aliados, principalmente Japão e Coreia do Sul, denunciaram um teste de míssil de longo alcance.

Pyongyang também revelou no domingo um novo míssil balístico durante a maior parada militar de sua história. Segundo especialistas, trata-se de um novo artefato de longo alcance, que poderia percorrer de 2.400 a 6.400 km.

TAGS