PUBLICIDADE
Notícias

Negociação sobre programa nuclear do Irã será retomada sábado

Na semana passada, Teerã afirmou que não desejava a retomada das negociações, após 15 meses de interrupção, na Turquia, em protesto pelo apoio de Ancara à oposição armada na Síria

07:46 | 09/04/2012

BRUXELAS, 9 Abr 2012 (AFP) - As negociações nucleares entre o Irã e as potências reunidas no grupo 5 MAIS 1 serão retomadas no sábado em Istambul, anunciou nesta segunda-feira o porta-voz da chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton.
"Conseguimos chegar a um acordo para retomar as discussões em Istambul em 14 de abril", declarou Michael Mann.

"Esperamos que esta primeira reunião proporcione resultados que permitam obter avanços", completou o porta-voz.O governo do Irã confirmou a retomada das negociações na Turquia e informou que a segunda etapa das conversações deve acontecer em Bagdá.

Na semana passada, Teerã afirmou que não desejava a retomada das negociações, após 15 meses de interrupção, na Turquia, em protesto pelo apoio de Ancara à oposição armada na Síria.O presidente sírio Bashar al-Assad é o principal aliado do Irã na região.Mas o negociador iraniano para a questão nuclear, Said Jalili, aceitou a reunião em Teerã após uma conversa com Catherine Ashton.

As últimas discussões entre o Irã e o grupo 5 MAIS 1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, China, Rússia e Alemanha) aconteceram em Istambul em janeiro de 2011 e terminaram sem resultados.

Estados Unidos e União Europeia adotaram sanções petroleiras contra o Irã. Os países ocidentais suspeitam que Teerã deseja produzir armamento atômico, apesar dos desmentidos.

 

AFP

TAGS