PUBLICIDADE
Notícias

Justiça dos EUA abrirá processo sobre morte de Trayvon Martin

16:46 | 11/04/2012
JACKSONVILLE, EUA, 11 Abr 2012 (AFP) - A justiça americana abrirá um processo nesta quarta-feira, 11, contra George Zimmerman, o homem que matou o jovem negro Trayvon Martin na Flórida, informou à AFP uma fonte próxima à promotoria.
Segundo a fonte, a procuradora especial, Angela Corey, convocará uma entrevista coletiva à tarde para anunciar a abertura do caso, que causou comoção nos Estados Unidos, particularmente na comunidade afro-americana.
George Zimmerman "será acusado esta tarde" da morte de Martin, de 17 anos, informou a fonte, confirmando versões anteriores publicadas na imprensa.
O caso Martin alimenta intensos debates no país sobre as relações raciais e o direito à autodefesa.
Zimmerman matou Martin com um tiro no peito em uma rua do condomínio onde o pai do jovem falecido visitava uma amiga e onde também morava o autor do disparo, cujo paradeiro é desconhecido.
Zimmerman não foi acusado, nem detido por alegar legítima defesa, algo que ampara uma lei permissiva sobre o uso de armas da Flórida, denominada "Defenda sua posição", que permite aos cidadãos usar força letal contra qualquer pessoa que representa uma ameaça séria e dá a eles imunidade perante a justiça.
A morte de Trayvon Martin desatou a ira da comunidade afro-americana - segundo a qual imperou o preconceito racial - e provocou um duro debate ao nível nacional, ao qual se somaram o presidente Barack Obama e congressistas negros, que chegaram ao Capitólio vestindo casacos com capuz como o que usava o jovem no dia de sua morte, peça de vestuário transformada em símbolo dos protestos em várias partes do país que clamam por justiça.
str-bar/ja/cd/mvv

TAGS