PUBLICIDADE
Notícias

Julgamento de Ratko Mladic é adiado para 16 de maio

10:50 | 24/04/2012
Sobreviventes da guerra da Bósnia que esperam há 17 anos o ex-general servo-bósnio Ratko Mladic enfrentar a Justiça terá de esperar um pouco mais.

O tribunal iugoslavo de crimes de guerra adiou nesta terça-feira o início do julgamento de Mladic em dois dias, para 16 de maio. Mladic é acusado de ser o mentor das atrocidades sérvias na Bósnia durante a guerra de 1992-1995.

A data anterior teria coincidido com uma audiência para analisar um recurso a favor de dois croatas condenados no ano passado por crimes contra a humanidade.

No julgamento de Mladic, a expectativa é que os promotores precisarão de seis horas para expor o caso. Mladic, de 70 anos, nega as acusações e já avisou que não fará uma declaração de abertura.

Mladic foi preso em maio do ano passado perto de Belgrado, quase 16 anos depois de ser indiciado por acusações que incluem genocídio, perseguição e assassinato. Se condenado, ele estará sujeito a uma pena máxima de prisão perpétua.

Mladic já enfrentou vários problemas de saúde desde que foi transferido para Haia, na Holanda, incluindo uma cirurgia de hérnia. Nos tempos de fugitivo, ele sofreu pelo menos um AVC e recebeu tratamento por pneumonia e cálculo renal. As informações são da Associated Press.

TAGS