PUBLICIDADE
Notícias

Irã considera aproximação ocidental até agora "decepcionante"

11:30 | 13/04/2012

Istambul, 13 Abr 2012 (AFP) - A aproximação ocidental até agora é "decepcionante", afirmou à AFP uma fonte da delegação iraniana, na véspera da reunião em Istambul entre as grandes potências e o Irã sobre o controverso programa nuclear iraniano.

"Até agora, a delegação iraniana considera que a posição da parte ocidental, tal como foi expressada na reunião do G8 ou na imprensa, é desalentadora e decepcionante", declarou a fonte.

A posição ocidental "não gera pontos promissores" nas negociações, segundo a mesma fonte.

"Esperamos que a posição do grupo 5%2b1 seja diferente", acrescentou a mesma fonte.

As negociações previstas para sábado em Istambul, depois de uma interrupção de quase 15 meses, reunirão o grupo 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha, mais Alemanha) e Irã.

Reunidos na quinta-feira em Washington, os ministros do G8 pediram que o Irã se comprometa com um "diálogo construtivo e sério sem condições" com o grupo dos 5%2b1, para restabelecer "a confiança internacional sobre o caráter exclusivamente pacífico do programa nuclear iraquiano".

A imprensa americana indicou nos últimos dias a intenção dos ocidentais de pedir ao Irã que suspenda o enriquecimento em 20% de suas reservas de urânio, envie ao exterior suas reservas enriquecidas a esse nível (estão estimadas em cerca de 110 quilos), e feche sua usina subterrânea de Fordo (centro), que realiza esse enriquecimento.

TAGS