PUBLICIDADE
Notícias

Famoso diamante de Maria de Médici vai a leilão

13:50 | 24/04/2012

PARIS, 24 Abr 2012 (AFP) - Um famoso diamante em forma de pera que decorou a coroa da rainha da França Maria de Médici, há quatro séculos, será leiloado pela casa Sotheby's no dia 15 de maio em Genebra, que estima seu valor entre dois e quatro milhões de dólares (1,5 a 3 milhões de euros).

Criado no século XVI, o diamante "Le Beau Sancy", de 34,98 quilates, pertenceu a quatro famílias reais europeias (França, a Casa de Orange, Inglaterra, Prússia).

Esta é a primeira vez que sai à venda a famosa jóia, cujo primeiro dono foi o barão de Sancy, em 1603, que a vendeu ao rei da França, Henrique IV, para sua esposa Maria de Médici, que o utilizou em sua coroação, em 1610.

O "Sancy", um irmão do diamante, de 55,23 quilates, figura nas coleções do museu parisiense Louvre.

Esta jóia que concentra quatro séculos de história da Europa está nas mãos de um herdeiro da Casa Real da Prússia - Jorge Federico, de 36 anos, descendente do último imperador da Alemanha -, que decidiu colocá-la à venda.

A história do diamante aumenta o valor da preciosa jóia, disse à AFP David Bennet, que dirige o departamento de joalheria da Sotheby's na Europa e no Oriente Médio.

TAGS