PUBLICIDADE
Notícias

Evo Morales: Brasil e países da Alba não irão mais à Cúpula das Américas sem Cuba

13:47 | 17/04/2012

LA PAZ, Bolívia, 17 Abr 2012 (AFP) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta terça-feira, 17, que nem o Brasil nem os países da Alba irão a futuras Cúpulas das Américas se não for aceita a presença de Cuba no encontro.

"Não apenas os países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (integrada por Venezuela, Equador, Nicarágua, Bolívia, Cuba, Antigua e Barbuda e San Vicente e Granadinas) não vão participar na próxima Cúpulas das Américas se não estiver Cuba, como outros presidentes também", enfatizou.

"Ouvi pessoalmente [dizer isso] a presidente do Brasil (Dilma Rousseff), e creio que também [o fizeram] o do Uruguai (José Mujica) ou do Paraguai (Fernando Lugo). Alguns dirigentes disseram 'não vamos participar'", explicou Morales.

Segundo ele, alguns dirigentes latinos-americanos foram a Cartagena "forçados ou para salvar uma responsabilidade frente ao respeito que [temos] como presidentes".

De acordo com Morales, esta decisão equivale a uma "rebelião dos países da América Latina frente ao império", frente à negativa dos Estados Unidos de aceitar Cuba na recentemente concluída Cúpula das Américas, celebrada no final de semana passado no porto colombiano de Cartagena.

TAGS