PUBLICIDADE
Notícias

Espanha levará expropriação da YPF aos tribunais

17:26 | 16/04/2012
O governo espanhol disse nesta segunda-feira que irá adotar medidas claras e enérgicas contra a decisão da Argentina de assumir o controle da petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol. "Essa é uma decisão terrível", disse o ministro de Relações Exteriores da Espanha, Jose Manuel Garcia-Margallo, em entrevista coletiva concedida após o anúncio da expropriação da companhia pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Garcia-Margallo afirmou que a expropriação foi "arbitrária" e "discriminatória", alertando que a decisão afetou milhares de acionistas da companhia.

O ministro da Indústria da Espanha, Jose Manuel Soria, disse que o país vai tomar medidas legais contra a Argentina nos próximos dias, recorrendo aos tribunais europeus, mas sem dar detalhes sobre as iniciativas legais do governo espanhol. Segundo ele, a decisão descumpre um acordo verbal que previa negociações antes de qualquer decisão.

Os dois ministros estiveram reunidos com o primeiro-ministro Mariano Rajoy hoje para analisar a decisão argentina. As informações são da Dow Jones.

TAGS