PUBLICIDADE
Notícias

Conselho de Segurança da ONU 'lamenta' lançamento de foguete da Coreia do Norte

13:54 | 13/04/2012

NOVA YORK, 13 Abr 2012 (AFP) - Os 15 países do Conselho de Segurança da ONU "lamentaram" nesta sexta-feira, 13, o lançamento frustrado de um foguete por parte da Coreia do Norte, denunciando que "violou resoluções" do órgão máximo das Nações Unidas.

"Os membros do Conselho de Segurança lamentam este lançamento, que viola resoluções deste Conselho de Segurança", disse à imprensa a embaixadora americana perante a ONU, Susan Rice, em uma pausa da reunião de emergência convocada em Nova York pelo órgão máximo da ONU.

"Os membros do Conselho de Segurança concordaram em continuar as consultas sobre uma resposta apropriada", acrescentou Rice, sem informar qual poderia ser esta resposta.

A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um foguete que se desintegrou em voo e caiu no mar, um fracasso embaraçoso para Pyongyang, ansioso em mostrar sua tecnologia à comunidade internacional.

Apesar do fracasso, as potências ocidentais condenaram imediatamente a ação do regime de Pyongyang e convocaram esta reunião do órgão máximo das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou em uma declaração por escrito que o "lançamento é uma violação direta" de uma resolução da ONU.

O satélite foi enviado com o míssil balístico de longo alcance Taepodong-2, que a Coreia do Norte está tentando desenvolver e que já testou em julho de 2006 e abril de 2009.

Trata-se da terceira tentativa de colocação em órbita de um satélite pela Coreia do Norte, depois de dois fracassos, em 1998 e 2009.

TAGS