PUBLICIDADE
Notícias

Companhia aérea Australiana faz primeiro voo comercial com biocombustível

14:42 | 13/04/2012

SYDNEY, 13 Abr 2012 (AFP) - A companhia aérea australiana Qantas fez o primeiro voo comercial do país usando uma mistura que comporta óleo de cozinha reciclado, afirmando que a companhia não sobreviverá no futuro se confiar exclusivamente no tradicional combustível de aviação.

O Airbus A330 movido a biocombustível deixou Sydney com destino a Adelaide usando uma mistura 50% a 50% de óleo de cozinha reciclado e combustível de aviação comum, no primeiro passo da companhia aérea rumo a uma indústria de aviação sustentável na Austrália.

"Nós precisamos nos preparar para um futuro que não é baseado no combustível de aviação tradicional ou francamente, não teremos um futuro", afirmou o diretor-executivo da Qantas, Alan Joyce.

"E a questão não se restringe apenas ao preço do petróleo, mas também ao custo do carbono", acrescentou.

A Europa já impõe uma controversa taxação sobre o carbono para companhias aéreas e a Nova Zelândia tem uma tarifa de carbono que se aplica a voos domésticos cobertos pela Jetstar, subsidiária de baixo custo da Qantas.

A taxação australiana sobre emissões de carbono entra em vigor a partir de 1º de julho.

A Qantas informou que o biocombustível, que foi certificado para uso na aviação comercial, tem uma pegada de carbono em seu "ciclo de vida" cerca de 60% menor do que o combustível de aviação convencional.

Este tipo de combustível representa a maior despesa operacional da companhia australiana, que em fevereiro anunciou o corte de 500 empregos e redução de custos depois de ter sofrido uma queda em seus lucros líquidos de 83% no primeiro semestre fiscal.

TAGS