PUBLICIDADE
Notícias

AFP - A British Library compra o manuscrito mais antigo da Europa

07:49 | 18/04/2012
A British Library comprou por nove milhões de libras (14,2 milhões de dólares, 10,9 milhões de euros) o manuscrito intacto mais antigo da Europa, considerado uma relíquia, o St. Cuthbert Gospel, uma cópia em latim do século VII do Evangelho de São João, anunciou nesta terça-feira a biblioteca nacional britânica.

O St. Cuthbert Gospel tem o tamanho de um livro de bolso e acredita-se ter sido enterrado juntamente com St. Cuthbert, bispo de Lindisfarne, em 698, tendo sido apenas encontrado em 1104, em seu túmulo, na catedral de Durham, no nordeste da Inglaterra.

O livro sobreviveu quase que milagrosamente ao período anglo-saxão, representando uma janela maravilhosamente preservada de uma rica e sofisticada cultura que floresceu cerca de quatro décadas antes da conquista da Normandia, segundo Lynne Brindley, chefe-executivo da British Library, citado pelo jornal The Guardian, sobre o livro.

Para a aquisição do manuscrito, a British Library lançou uma campanha de coleta e a metade do preço final da livro procede de doações.

Do tamanho da mão, a obra está num estado de conservação excepcional, com sua encadernação em couro trabalhado e com o texto podendo ser lido com facilidade.

"Pode-se contemplar hoje este pequeno tesouro do período anglo-saxão, exatamente como era quando foi criado, no século VII", comentou Lynne Brindley.

"A encadernação perfeita, as páginas e até as costuras estão intactas, o que nos coloca em contacto direto com nossos antepassados", acrescentou.

O evangelho estava emprestado à instituição desde 1979. Pertencia à congregação britânica dos jesuítas, que o puseram à venda para poder custear suas obras de educação e restauração.
AFP

TAGS