PUBLICIDADE
Notícias

ONU anuncia que se unirá no fim de semana à missão humanitária do regime sírio

13:57 | 15/03/2012

NOVA YORK, 15 Mar 2012 (AFP) - As Nações Unidas anunciaram nesta quinta-feira, 15, que um grupo de especialistas da ONU participará numa missão humanitária que o regime sírio realizará no próximo final de semana em várias cidades onde ocorreram protestos.

A chefe para assuntos humanitários da ONU, Valerie Amos, assinalou que uma equipe conjunta da ONU e da Organização de Cooperação Islâmica fará parte da missão que visitará Homs, Hama, Tartus, Lattakia, Aleppo, Dayr Az Zor, zonas rurais nos arredores de Damasco e Deraa.

Mas Amos enfatizou que "é de importância vital que organizações humanitárias tenham acesso sem obstáculos para identificar as necessidades e, de maneira urgente, proporcionar atenção de emergência e fornecimento de materiais básicos. Não há tempo a perder".

"Repito meus apelos ao governo da Síria para que permita às organizações humanitárias tenham acesso sem obstáculos, pois estas podem ajudar as pessoas necessitadas de forma neutra e imparcial", afirmou Amos em um comunicado.

Amos se reuniu com funcionários do governo do presidente Bashar al Assad em Damasco na semana passada, e depois informou que o governo aceitou uma missão de avaliação conjunta neste país afetado por mais de um ano de distúrbios sangrentos.

"Na semana passada o governo da Síria disse que precisava de mais tempo para considerar minhas propostas", afirmou a subsecretária-geral para Assuntos Humanitários.

TAGS