PUBLICIDADE
Notícias

Obama manifesta admiração pelo Japão um ano depois da tragédia do terremoto seguido de tsunami

15:15 | 09/03/2012

WASHINGTON, 9 Mar 2012 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, manifestou nesta sexta-feira, 9, sua admiração pela recuperação do Japão um ano após o devastador terremoto seguido de tsunami, assegurando também que a aliança entre os dois países continuará sendo "inquebrantável".

Obama disse que ele e a primeira-dama, Michelle Obama, se uniam a "todos os americanos para honrar a memória" dos 19.000 mortos ou desaparecidos japoneses após um dos terremotos mais fortes da história contemporânea.

"Continuamos nos inspirando no povo japonês, que enfrentou essa perda inimaginável com uma força extraordinária. Sua resistência e determinação para se reconstruir mais fortemente do que antes é um exemplo para todos nós", indicou Obama em um comunicado.

"A amizade e a aliança entre nossas duas nações é inquebrantável e o povo do Japão seguirá tendo um sócio permanente nos Estados Unidos no futuro", acrescentou.

Os Estados Unidos cooperaram rapidamente com os trabalhos de socorro depois do desastre de 11 de março de 2011, com a reconstrução de pistas de aterrissagem, realizando voos para levar mantimentos às zonas mais afetadas e examinando as pessoas afetadas da usina nuclear de Fukushima.

Obama elogiou o Japão, um dos maiores doadores internacionais, por manter seus compromissos em matéria de assistência externa, apesar do enorme desafio da reconstrução.

Só nesta sexta-feira, o Japão se comprometeu a fornecer 26,7 milhões de dólares para ajudar os refugiados no Afeganistão e em toda África.

"Neste dia em que nossos pensamentos e orações estão com o povo japonês em memória das penúrias que enfrentaram há um ano, permita-nos celebrar o caminho da reconstrução no Japão e prestar homenagem à dedicação inquebrantável do Japão para melhorar as vidas de outras pessoas em todo o mundo", afirmou Obama.

TAGS