PUBLICIDADE
Notícias

Número de refugiados sírios supera 30 mil, diz ACNUR

15:25 | 13/03/2012
O número de refugiados sírios que deixaram o país desde que começou a revolta contra o presidente Bashar Assad, há um ano, superou 30 mil pessoas, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) nomeou um coordenador especial para a Síria nesta terça-feira, Panos Moumtzis. Ele pediu que os países mantenham suas fronteiras abertas para os refugiados sírios, expulsos pela violência que atinge a Síria há um ano. Mountzis disse que diariamente centenas de pessoas cruzam as fronteiras para a Turquia, Líbano e Jordânia.

"Dados oficiais dos países vizinhos e do registro do ACNUR indicam que ao redor de 30 mil pessoas fugiram para os países vizinhos, enquanto acredita-se que um número significativo de sírios estejam deslocados dentro do próprio país", disse Moumtzis à agência France Presse (AFP). "Logo após esse encontro, eu viajarei para a região", afirmou. Moumtzis deverá se reunir com os chefes do ACNUR nos países vizinhos à Síria para calcular a quantidade necessária de alimentos e outros suprimentos para anteceder os refugiados.

Como os números do ACNUR refletem apenas os refugiados registrados, a percepção é que o número verdadeiro de refugiados seja muito maior. Dentro da Síria, o número de pessoas deslocadas pelo conflito atingiu cerca de 200 mil, disse o ACNUR, ao citar dados dos Crescente Vermelho Sírio.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, baseado na Grã-Bretanha, estima que 8.500 pessoas foram mortas na repressão desde que a revolta começou em março de 2011.

As informações são da Dow Jones.

TAGS