PUBLICIDADE
Notícias

Hillary virá ao Brasil após cúpula das Américas para diálogo de alto nível

12:38 | 12/03/2012

WASHINGTON, 12 Mar 2012 (AFP) - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, viajará ao Rio de Janeiro no dia 16 de abril, logo depois da Cúpula das Américas de Cartagena, informou nesta segunda-feira, 12, a responsável diplomática para a América Latina, a subsecretária interina Roberta Jacobson.

Dilma Rousseff será recebida pelo presidente americano Barack Obama na Casa Branca no dia 9 de abril, e essa visita de Hillary servirá para prolongar a conversa sobre "a forma de ampliar nossa cooperação bilateral em temas regionais e mundiais", explicou Jacobson no centro de análises WIlson Center.

"Estamos falando em elevar nossa aliança a um novo nível, que traga resultados concretos para nossos cidadãos", disse Jacobson.

A Cúpula das Américas será realizada nos dias 14 e 15 de abril em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Obama e Dilma se reunirão pela quarta vez desde que a presidente brasileira assumiu seu cargo.

É a primeira visita oficial à Casa Branca da presidente, que recebeu Obama em Brasília há um ano.

Os dois líderes decidiram nesta visita estabelecer um diálogo permanente em temas econômicos, educativos e diplomáticos em nível ministerial.

Os Estados Unidos cortejam o Brasil para torná-lo seu principal interlocutor econômico na América Latina, e têm especial interesse em seus projetos petroleiros, em biocombustíveis e nas oportunidades ligadas à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos que serão realizadas no país.

TAGS