PUBLICIDADE
Notícias

EUA minimizam pedido de Karzai de retirar tropas

14:45 | 15/03/2012

ABU DHABI, 15 Mar 2012 (AFP) - Militares americanos minimizaram nesta quinta-feira o pedido do presidente afegão, Hamid Karzai, para retirada das tropas estrangeiras, majoritariamente americana, de suas cidades e de uma reorganização nas bases.

Este pedido não afeta o cronograma da retirada gradual das tropas estrangeiras do Afeganistão, ressaltou um assessor do secretário de Defesa Leon Panetta, que chegou em Abu Dhabi vindo de Cabul.

"Neste momento, não há razão nenhuma para pensar em mudar o calendário e o presidente Karzai não pediu qualquer mudança no cronograma" durante as reuniões com Panetta, declarou à imprensa o funcionário, que pediu anonimato.

O presidente afegão exigiu de Panetta que as forças internacionais "sejam retiradas das cidades afegãs e reorganizadas nas bases", cinco dias depois de um soldado americano assassinar 16 civis, um ato "imperdoável" para Cabul.

Karzai também afirmou que o Afeganistão está pronto para acelerar o processo de transição e assegurar, por conta própria, a segurança do país já em 2013, e não no fim de 2014, como previsto.

TAGS