PUBLICIDADE
Notícias

Elizabeth II inicia viagem de celebração do Jubileu junto com Catherine

15:04 | 08/03/2012

LEICESTER, 8 Mar 2012 (AFP) - A rainha Elizabeth II iniciou nesta quinta-feira a sua viagem nacional de celebração do 60º aniversário de sua chegada ao trono na cidade de Leicester (centro), acompanhada da esposa de seu neto William, Catherine.

Milhares de pessoas, muitas delas agitando bandeiras britânicas, se reuniram nesta cidade inglesa para receber a soberana, que usava um casaco de lã fúcsia com detalhes negros e um chapéu; seu esposo Philip, duque de Edimburgo; e Catherine, que chegaram em um trem vindo da capital.

O cortejo real iniciou a visita na Universidade De Monfort, onde depois de assistir a várias apresentações de dança, a soberana, de 85 anos, e sua neta política, de 30, assistiram a um desfile de moda organizado por estudantes.

As câmeras captaram uma sorridente Catherine, que usava um vestido verde azulado sob uma jaqueta com cinto, comentando animadamente alguns momentos com a monarca.

Elizabeth II e seus acompanhantes assistiram depois a uma missa celebrada na catedral desta cidade multicultural, na qual foi lida uma oração criada especialmente para o Jubileu, antes de deixar a igreja em meio a aplausos.
"Sessenta anos de reinado, é uma mulher muito atenta e a admiro muito.

Ninguém pode superá-la. Desejo a ela o melhor agora e por muitos anos", disse Erica Swift, uma admiradora de sua mesma idade que não quis perder a oportunidade de vê-la.

Mais de 160 convidados participaram de um almoço em homenagem a seus reais convidados, após o qual Elizabeth II, o duque e Catherine inauguraram uma placa comemorativa desta viagem.

Leicester foi o ponto de partida da viagem que até julho levará Elizabeth II e Philip, de 90 anos, a percorrerem todo o Reino Unido.

Para que todos os seus súditos possam participar das celebrações do Jubileu, decidiu-se enviar também o restante dos membros de sua família para os outros 15 países da Commonwealth dos quais a rainha é chefe de Estado e para os territórios britânicos de ultramar.

Catherine, que estreou com êxito em sas funções reais durante a missão de seis semanas realizada por William nas Malvinas como parte de seu trabalho de piloto de buscas e resgate, acompanhará seu marido em Malásia, Cingapura, Ilhas Salomão e Tuvalu.

O irmão mais novo de William, Harry, deve concluir na sexta-feira sua primeira viagem como representante da rainha, que o levou a Belize, Bahamas e Jamaica.

TAGS