PUBLICIDADE
Notícias

Conselho de Segurança da ONU pede acesso humanitário imediato à Síria

15:48 | 01/03/2012

NOVA YORK, 1 Mar 2012 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU pediu à Síria, nesta quinta-feira, que permita de forma "imediata" o acesso das organizações humanitárias às cidades afetadas pela violência no país.

O Conselho pediu às autoridades sírias para "autorizar um acesso livre, total e imediato do pessoal humanitário a todas as populações que precisem ser

resgatadas", informou um comunicado dos 15 membros do Conselho de Segurança.

A entidade "condena a situação humanitária que se agrava rapidamente" na Síria, especialmente "nas regiões afetadas pelos combates e pela violência como Homs, Hama, Dera e Idlib".

Os membros do Conselho "expressam sua profunda decepção" após a decisão de Damasco "de não autorizar de forma oportuna" a responsável pelas operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, a ingressar na Síria para avaliar a situação no local. Pedem, ainda, às "autoridades sírias dar um acesso imediato e sem entraves" ao país.

O Conselho também pede "a todas as partes envolvidas na Síria, e em particular às autoridades sírias, para cooperar plenamente com as Nações Unidas e com as organizações humanitárias pertinentes para facilitar o fornecimento de ajuda humanitária e permitir a evacuação de feridos de áreas afetadas" pela violência.

TAGS