PUBLICIDADE
Notícias

Ao menos 55 mortos em conflitos e atentado no noroeste do Paquistão

11:58 | 02/03/2012

PESHAWAR, Paquistão, 2 Mar 2012 (AFP) - Os embates entre o exército e os rebeldes e um atentado suicida na saída de uma mesquita deixaram ao menos 55 mortos nesta sexta-feira, 2, em uma zona tribal do noroeste do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, segundo as autoridades locais.

Os dois incidentes ocorreram com algumas horas de diferença em Tirah, no distrito tribal de Jyber, dominado pelo grupo rebelde Lashkar-e-Islam, dirigido pelo guerrilheiro Mangal Bagh.

O atentado tinha como alvo vários fiéis que saíam de uma mesquita depois da grande oração da sexta-feira em uma região controlada por rebeldes.

"Ao menos 22 pessoas morreram e 20 ficaram feridas", declarou à AFP Jamilur Rehman, responsável administrativo do distrito, que afirmou que o número de vítimas poderia aumentar.

Durante a manhã, o Lashkar-e-Islam havia atacado um posto de controle do exército no mesmo vale, gerando conflitos. "Ao menos dez soldados morreram e três foram feridos, e 23 insurgentes morreram nos combates, que duraram deis horas", indicou um resposável local dos serviços de segurança.

Não foi possível confirmar o balanço, que foi verificado por vários militares em Peshawar para a AFP, com fontes independentes, já que o exército restringe o acesso à área.

TAGS