PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Turquia recebe quase 15.000 sírios e denuncia Damasco por minas

08:01 | 15/03/2012

Ancara, 15 Mar 2012 (AFP) - Quase mil sírios, incluindo um general desertor, fugiram do conflito no país e buscaram refúgio na Turquia nas últimas 24 horas e o total de refugiados se aproxima de 15.000, segundo Ancara, que confirmou a presença de minas do lado sírio da fronteira.


"O número de refugiados sírios aumentou a mil em um dia e chegou a 14.700", afirmou Selçuk œnal, porta-voz do ministério das Relações Exteriores, durante uma entrevista coletiva em Ancara, no dia em que a revolta na Síria contra o regime de Bashar al-Assad completa um ano.


"O governo sírio tem colocado minas, adotado medidas medidas para não permitir que os refugiados cruzem a fronteira", disse o vice-premier turco Besir Atalay.
Entre os refugiados que chegaram ao país nas últimas horas está um general do Exército sírio que se uniu aos desertores na Turquia agrupados sob a bandeira do Exército Sírio Livre (ESL), que dispõe de uma base em Hatay (sul), onde ficam os campos de refugiados.


Um grupo de 700 pessoas chegou à Turquia na quarta-feira, marcando um importante aumento na quantidade de sírios que se refugiam no território turco desde o início da rebelião síria.
fo-ba/fp

TAGS