PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Obama diz que McCain seria muito liberal para republicanos em 2012

08:03 | 02/03/2012

NOVA YORK, 2 Mar 2012 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que seu ex-rival na eleição presidencial de quatro anos atrás, John McCain, não poderia obter a indicação republicana neste ano devido à guinada em direção à direita operada neste partido desde 2008.

McCain é "alguém que, francamente, jamais poderá obter a indicação desta vez do partido Republicano. Seria considerado muito liberal", disse Obama durante uma reunião de arrecadação de fundos em Nova York.

A equipe de campanha do presidente democrata destacou nestas últimas semanas que Mitt Romney, o candidato considerado em melhor posição para disputar com Obama a eleição de 6 de novembro, adotou um discurso muito conservador para poder enfrentar seus rivais Newt Gingrich e Rick Santorum, localizados muito à direita em suas posições.

Romney, que gozava antes das primárias de uma reputação de moderado, afirmou que será contra o aborto, disse que apoiará uma polêmica emenda que é examinada no Congresso para limitar o acesso à contracepção e assegurou possuir uma arma, o que não era o caso em sua candidatura anterior, em 2008.

A equipe de Obama insiste nesta súbita mudança de opinião de Romney para classificá-lo como sem convicções, mas comemora esta "direitização", que pode colocar em desvantagem o ex-governador de Massachusetts no momento de solicitar os votos de todos os eleitores, em particular do eleitorado de centro, que será crucial nesta nova eleição.

McCain, senador apelidado de "franco-atirador" por ter votado contra seu partido sobre certos temas sociais, foi amplamente derrotado por Obama nas eleições de 2008.

 

TAGS