PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Nova ofensiva contra os shebab ao norte de Mogadíscio

06:25 | 02/03/2012

MOGADÍSCIO, 2 Mar 2012 (AFP) - As forças governamentais na Somália lançaram uma ofensiva contra os shebab ao norte de Mogadíscio na madrugada desta sexta-feira, para tentar derrubar uma das regiões ainda controladas pelos islamitas na periferia da capital, disseram autoridades e testemunhas.

As tropas do governo de transição, apoiadas pela força da União Africana na Somália (Amisom), "avançaram em direção às últimas posições (dos shebab) em Suqaholaha, tomando o controle de bairros chave", afirmou aos jornalistas Abdullah Ali Anod, comandante das forças somalis.

"A operação seguirá até que seja possível subjugar todos os terroristas que seguem por ali", acrescentou.

Segundo testemunhas, a Amisom lançou um disparo de artilharia potente antes de enviar os tanques e a infantaria ao local.

"Ocorreram bombardeios intensos da força de manutenção de paz da Amisom nesta manhã e agora vemos seus tanques e suas tropas de infantaria entrarem na zona", contou um deles, Abdulahi Nuradin. "Vi três soldados feridos, transportados em uma pick-up".

"As tropas somalis e seus aliados da Amisom avançaram em direção a Suqaholaha, ocorreram combates intensos nesta manhã, mas agora o ruído dos disparos diminuiu", indicou outra testemunha, Ahmed Yare.

Em agosto, os shebab tiveram que abandonar suas posições chave dentro da capital, pressionados pelas forças do TFG e da Amisom.

 

TAGS