PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Israel rompe contato com Conselho de Direitos Humanos da ONU

11:45 | 26/03/2012

JERUSALÉM, 26 Mar 2012 (AFP) - Israel rompeu os contatos com o Conselho de Direitos Humanos da ONU depois que o organismo anunciou uma investigação sobre as consequências da colonização, anunciou nesta segunda-feira, 26, o ministério das Relações Exteriores israelense.

"O Ministério das Relações Exteriores tomou a decisão de romper qualquer contato com esta organização", afirmou o porta-voz Yigal Palmor, antes de afirmar que o Conselho ainda não foi notificado.

A organização provocou a revolta de Israel ao autorizar na quinta-feira o funcionamento da primeira missão internacional independente sobre o impacto das colônias israelenses em todos os territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou imediatamente "a hipocrisia" do Conselho de Direitos Humanos e o Ministério das Relações Exteriores chamou a decisão de "surrealista".

O chefe da diplomacia, Avigdor Lieberman, já havia dado a entender que Israel deixaria de cooperar com esta instância das Nações Unidas.

"Este organismo hipócrita não tem nada a ver com os direitos humanos. A tomada de partido e falta de objetividade são evidentes, e não temos nenhuma razão para cooperar com ele", afirmou Lieberman.

"Não seremos atores neste teatro do absurdo, já que 70% das decisões deste Conselho são hostis a Israel. Pretendemos pedir aos países livres, como Estados Unidos, que se retirem", disse.

Israel não integra o Conselho, mas tem o direito de expressão sob algumas condições. Não pode votar nem apresentar moções.

A Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas recebeu como uma vitória a decisão do Conselho.

AFP

TAGS