PUBLICIDADE
Notícias

Violência cresce em Dacar com proximidade de eleições

17:01 | 18/02/2012
A polícia disparou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes em uma avenida comercial na capital do Senegal neste sábado. Este foi o quarto dia de protestos pouco antes da eleição marcada para a semana que vem. O aumento das tensões está relacionado com as preocupações com a possibilidade de as prisões aumentarem caso o atual presidente Abdoulaye Wade seja declarado vencedor pelo voto.

Os protestos aumentaram na capital do Senegal desde janeiro quando a Corte Suprema do país aprovou a candidatura de Wade nas eleições deste mês. Próximo de completar 86 anos, Wade tenta outro período de sete anos no controle da nação onde a expectativa de vida não passa de 60 anos.

Se vencer, este seria o terceiro mandato do atual presidente, embora ele tenha aprovado a revisão da Constituição em 2001 que impôs o limite de dois mandatos para o presidente. Quatro pessoas foram mortas desde que os protestos começaram e pelo menos dez ficaram feridas nos confrontos entre a polícia e manifestantes em Dacar.

As eleições marcadas para 26 de fevereiro são vistas como uma prova de fogo à coesão social no país de maioria muçulmana.

TAGS