PUBLICIDADE
Notícias

Venezuela repudia 'provocação' de Londres de enviar navio às Malvinas

O País ressaltou que Buenos Aires "não está sozinha" em sua reivindicação soberana pelas ilhas

13:35 | 02/02/2012
CARACAS, 2 Fev 2012 (AFP) -A Venezuela repudiou nesta quinta-feira, 2, os "atos de provocação" do governo do Reino Unido com a Argentina, depois de Londres ter anunciado que enviará um de seus navios de guerra mais modernos para as Malvinas, e ressaltou que Buenos Aires "não está sozinha" em sua reivindicação soberana pelas ilhas.

O governo venezuelano "repudia da maneira mais contundente os repetidos atos de provocação e intimidação do governo do Reino Unido (...) com a República Argentina, relativos às Ilhas Malvinas", ressaltou um comunicado da Chancelaria.

"A decisão de enviar um navio de guerra às Malvinas, junto com as declarações agressivas do primeiro-ministro David Cameron e do chanceler William Hague (...) evidenciam uma atitude inaceitável" que "suscita a rejeição de todo o continente latino-americano e caribenho", indica o texto.

A Venezuela enfatizou que a Argentina "não está sozinha em sua legítima reivindicação pelo direito a sua soberania" sobre as ilhas e recomendou que o Reino Unido retome o processo para negociar "uma solução pacífica e definitiva para esta disputa".

O Reino Unido anunciou na terça-feira que enviará "nos próximos meses" um de seus navios de guerra mais modernos para o Atlântico Sul para substituir a fragata que patrulha na área.

Após o anúncio, o governo argentino acusou o Reino Unido de tentar militarizar o conflito pelas Malvinas e lamentou a viagem do príncipe William ao arquipélago.

TAGS