PUBLICIDADE
Notícias

Turista italiano morre ao cair do 2º andar de prédio em Cuba

16:20 | 22/02/2012

LA HABANA, 22 Fev 2012 (AFP) - Um turista italiano morreu ao cair do segundo andar de um edifício estatal na cidade de Holguín, no nordeste de Cuba, em um fato ainda investigado pelas autoridades da ilha, informou nesta quarta-feira, 22, à AFP um funcionário da embaixada da Itália em Havana.

Roberto Avelli, de 41 anos, "morreu dia 14 de fevereiro" por causa "do traumatismo craniano" que sofreu ao cair do segundo andar do Escritório de Imigração e Estrangeiros de Holguín, 730 km a nordeste de Havana, explicou o funcionário, que preferiu não revelar sua identidade.

Ele destacou que a imprensa italiana "divulgou muitas hipóteses" sobre o incidente, que "ainda não tinham sido provadas" e que, após a queda, os médicos cubanos realizaram em Avelli uma cirurgia na cabeça para tentar salvar sua vida, que não deu resultado por causa da "gravidade" das feridas.

"As autoridades cubanas realizam as investigações correspondentes e nos comunicarão os resultados o quanto antes", pois temos "a prioridade de oferecer à família uma informação comprovada", informou o funcionário, informando que o turista chegou a Cuba dia 6 de fevereiro com três amigos, mas logo se separou deles para viajar a Holguín.

Segundo a imprensa italiana, o acidente aconteceu quando Avelli e outro jovem espanhol, em estado grave, caíram depois de o muro de proteção da varanda do segundo piso do edifício ceder.

Vizinhos do lugar confirmaram por telefone à AFP essa versão dos fatos, que não foi divulgada por nenhum veículo da imprensa cubana, todos sob controle estatal.

O jornal italiano Corriere della Sera destacou na terça-feira que Avelli, cujo corpo será repatriado para seu país "depois da autópsia", tinha manifestado a seus amigos "o interesse de voltar a seu país antes" do previsto e a familiares da Itália que se "sentia desconfortável" e "talvez seguido por alguém".

"São situações que só podem ser esclarecidos pelas autoridades cubanas", disse o funcionário.

A AFP não conseguiu falar com os funcionários da embaixada da Espanha em Havana.

TAGS