PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto nas Filipinas deixa ao menos 43 mortos

09:29 | 06/02/2012
Pelo menos 43 pessoas morreram nesta segunda-feira em razão de um terremoto de magnitude 6,8 que sacudiu a região central das Filipinas, informou uma autoridade militar regional. Pelo menos 29 foram mortas por deslizamentos de terra, com vários outros sendo esmagados por prédios que ruíram na montanhosa cidade de Guihulngan, disse o coronel Francisco Patrimonio.

Pelo menos outras 29 pessoas estão desaparecidas. Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu às 11h49, no horário local (1h49 no horário de Brasília), a uma profundidade de 46 quilômetros, e a 70 quilômetros da cidade de Dumaguete, na província de Negros Oriental. Horas depois, um réplica de 6,2 foi registrada a nor-noroeste de Dumaguete, na ilha de Negros.

De acordo com o Escritório de Defesa Civil filipino, um menino morreu após ser atingido por uma parede que caiu, no centro de Negros. O tremor estilhaçou janelas e causou rachaduras nas paredes dos edifícios nas cidades de Cebu e San Carlos.

O Serviço de Sismologia e Vulcanologia das Filipinas emitiu um alerta de tsunami de nível 2, numa escala que vai até 5, na Ilha de Negros. O tremor foi seguido de duas réplicas, de 5,6 e 4,8 graus de magnitude, respectivamente. As Filipinas encontram-se sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica, sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria deles de intensidade moderada.

Funcionários em algumas áreas do país suspenderam o trabalho e cancelaram as aulas. Os serviços de fornecimento de energia e telecomunicações estavam paralisados em várias áreas. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

TAGS