PUBLICIDADE
Notícias

Sem-terra paraguaios discutem hoje futuro de invasões

16:00 | 04/02/2012
Os sem-terra paraguaios, denominados carperos, vão realizar uma assembleia hoje, às 18 horas (horário de Brasília), para decidir se avançam com as invasões de terras na fronteira com o Brasil. Em entrevista por telefone à Agencia Estado, um dos líderes do movimento, Victoriano López, disse que a assembleia deve decidir os próximos passos do movimento e analisar os resultados da reunião que mantiveram ontem com o governo do presidente Fernando Lugo.

"Dois companheiros nossos, Eulálio López e José Rodriguez, se reuniram com o ministro de Agricultura (Enzo Cardozo) e outros funcionários para discutir nossa situação. Hoje, vamos conversar sobre o que foi discutido", diz.

Hoje de manhã, o presidente Fernando Lugo realizou uma reunião com seus principais assessores, durante mais de duas horas, para analisar soluções para o conflito. O governo não divulgou detalhes sobre as discussões.

Desde a semana passada, cerca de 8 mil carperos estão acampados na região próxima de Foz do Iguaçu, no Alto Paraná, fronteira entre os dois países, para pressionar os produtores rurais, chamados de brasiguaios, a abandonar suas terras. Três fazendas de brasileiros e descendentes estão invadidas nos municípios de Ñacunday, e os sem-terra ameaçam avançar sobre outras propriedades em Iruña e Santa Rosa del Monday.

TAGS