PUBLICIDADE
Notícias

Sarkozy é oficialmente candidato nas eleições presidenciais francesas

18:48 | 15/02/2012

PARIS, 15 Fev 2012 (AFP) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou nesta quarta-feira, 15, que concorrerá a um novo mandato nas eleições presidenciais
de abril e maio, prometendo uma "França forte" e medidas bem marcadas à direita para derrotar seu adversário e favorito nas pesquisas, François Hollande.

Alguns meses antes, o presidente havia evitado a questão. Mas nesta quarta-feira à noite, apenas algumas palavras foram suficientes.

"Sim, sou candidato à eleição presidencial", declarou o atual chefe de Estado, eleito para um primeiro mandato em 2007, acrescentando que não se candidatar para esta nova eleição "seria como um abandono de posto".

Os partidários do presidente acreditam que o anúncio marcará uma verdadeira virada, já que pouco mais de dois meses antes do primeiro turno, em 22 de abril, os socialistas, com François Hollande, estão em vantagem nas pesquisas.

"Aqui estamos nós, a verdadeira campanha vai começar. Tudo vai mudar com a entrada de Nicolas Sarkozy na campanha. Vamos colocar projeto contra projeto", assegurou nesta quarta o chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé.

Logo após o anúncio na televisão, Nicolas Sarkozy fará sua primeira viagem de candidato na quinta-feira a Annecy (centro-leste), onde um ato público está programado, antes de um primeiro grande evento de campanha no domingo em Marselha (sudeste).

"Este será o combate entre a França do povo, a França do trabalho e a das elites", disse ele a próximos, citados pelo jornal Le Canard desta quarta.

O objetivo inicial é derrubar a candidata da Frente Nacional (extrema-direita), Marine Le Pen, que mantém um alto índice de intenções de voto (de 15 a 19%). Depois, Sarkozy tentará conquistar o centro, ganhando o espaço de François Bayrou, que recebe de 12 a 14% das intenções de voto.

Mas, ao que tudo indica no momento, nem Marine Le Pen nem François Bayrou parecem ter condições de mudar a disputa anunciada entre Hollande e Sarkozy.

TAGS