PUBLICIDADE
Notícias

Putin vence eleição na Rússia com 60%, diz pesquisa

10:36 | 28/02/2012
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, vencerá a eleição presidencial no país neste fim de semana com quase 60% dos votos, segundo uma pesquisa de uma agência estatal divulgada nesta terça-feira. A sondagem coloca o candidato independente Mikhail Prokhorov em terceiro.

Em uma projeção a partir de dados de uma pesquisa realizada oito dias antes da eleição de domingo, a VTsIOM afirmou que Putin garantirá uma vitória confortável no primeiro turno, com 59,9%.

Em segundo lugar está o líder do Partido Comunista Gennady Zyuganov, com 15,1% dos votos. Já o bilionário Prokhorov ficou em terceiro, com 8,7%, 1 ponto porcentual à frente do veterano ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky. Sergei Mironov, do partido Uma Rússia Justa, aparece com 7,1%.

Os números foram distribuídos apenas para a imprensa internacional, já que as leis russas proíbem a mídia russa de publicar dados nos cinco dias anteriores ao voto. A aprovação de Putin parece em alta nos últimos meses, após ficar em cerca de 40% logo após as eleições parlamentares de dezembro, que foram seguidas por grandes protestos contra supostas fraudes. As informações são da Dow Jones.

TAGS