PUBLICIDADE
Notícias

Presidente afegão acusa Otan de matar oito crianças em bombardeio

A mortes ocorreram devido a ataques aéreos na localidade de Geyawa

15:02 | 09/02/2012
CABUL, 9 Fev 2012 (AFP) -O presidente afegão, Hamid Karzai, acusou a Otan de ter matado oito crianças em um bombardeio na província de Kapisa, a nordeste de Cabul, em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, 9, pelo gabinete presidencial.

Segundo "o governador provincial, oito crianças morreram como resultado de um ataque aéreo realizado no dia 8 de fevereiro na localidade de Geyawa, no distrito de Nejrab da província de Kapisa", indicou o comunicado.

Consultado pela AFP, um porta-voz da Isaf, a força internacional da Otan, confirmou o incidente, mas, até o momento, disse não ter informações sobre vítimas.

O presidente afegão, que mantém uma relação tensa com seus aliados ocidentais, condena regularmente a Otan pelas mortes de civis na guerra de uma década contra os insurgentes talibãs.

As mortes de civis atingiram um recorde no Afeganistão em 2011 - o quinto ano consecutivo em que este número subiu, informou as Nações Unidas na última semana.

No total, 3.021 civis morreram - a maior parte deles pelas mãos dos insurgentes - 8% a mais em relação a 2010, quando 2.790 faleceram, informou a Missão da ONU no Afeganistão (UNAMA) em seu relatório anual.

TAGS