PUBLICIDADE
Notícias

Paquistanês se declara culpado em caso-chave de Guantánamo

12:35 | 29/02/2012

Base Naval de Guantanamo, 29 Fev 2012 (AFP) - O cidadão paquistanês Majid Khan se declarou culpado nesta quarta-feira, 29, ante um tribunal militar de Guantánamo, em um caso-chave que pode agilizar os julgamentos de suspeitos do atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Majid Khan, de 32 anos, um protegido do cérebro dos ataques do 11/9, Khalid Sheikh Mohammed, declarou-se culpado de conspiração, assassinato e tentativa de assassinato em violação das leis da guerra e de apoio material ao terrorismo e espionagem.

Khan, que passou os últimos nove anos atrás das grades, enfrenta uma possível condenação à prisão perpétua, mas espera receber uma sentença reduzida como parte de um acordo prévio.

Em troca de uma sentença menor, Khan vai prestar testemunho contra os presos de "alto valor", incluindo Mohammed e outros quatro acusados de terem participado nos ataques contra Nova York e Washington.

Mais de dez anos depois do 11/9, Mohammed e outros quatro acusados do complô continuam sem julgamento na prisão de Guantánamo, na base naval dos Estados Unidos, na ilha de Cuba.

TAGS