PUBLICIDADE
Notícias

Mugabe insiste em eleição presidencial em 2012

12:39 | 21/02/2012
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, insistiu nesta terça-feira que as novas eleições devem ocorrer este ano com ou sem a aprovação da nova Constituição. Em entrevista a uma rede de televisão estatal, Mugabe, que faz 88 anos hoje, afirmou que "ninguém está forçado a participar das eleições, mas definitivamente vou exercer meu poder de presidente de acordo com as leis e com a Constituição de nosso país para anunciar a data das eleições. Quem não concordar, que não participe".

Mugabe, que está no poder desde a independência ocorrida em 1980 e que foi escolhido em dezembro pelo seu partido ZANU-PF novamente como candidato às eleições, disse na entrevista que não tem planos de se aposentar. "Nesta idade eu ainda posso ir longe. Não posso?"

Mugabe formou um governo junto com Tsvangirai em 2009 com o objetivo de colocar fim à inflação e recuperar a destroçada economia e para evitar uma rebelião política após as sangrentas eleições presidenciais. Os dois rivais concordaram com reformas que incluíam leis eleitorais e para a mídia e uma nova Constituição. Mas em relação à nova Constituição os trabalhos não avançaram. Mugabe negou divergências com Tsvangirai e disse que as relações entre os dois são cordiais.

Mugabe defende as novas eleições este ano, mas a Comissão que discute a nova Constituição disse que o referendo para a aprovação da Carta não deve ocorrer antes de agosto, o que significa que provavelmente eleições sob a nova Constituição não serão possíveis este ano. As informações são da Dow Jones.

TAGS