PUBLICIDADE
Notícias

Mortes em protestos na Síria chegam a 16, diz oposição

13:30 | 21/02/2012
Pelo menos 16 pessoas foram mortas por duros ataques no centro da Síria, um dia após o Exército enviar reforços antes de um possível assalto por terra na área. Não estava ainda claro se os intensos disparos no bairro de Baba Amr, em Homs, eram o início de uma grande ofensiva para derrotar os rebeldes nessa zona. Homs enfrenta 18 dias seguidos de cerco.

Ativistas dizem que foram feitos disparos em Baba Amr, Khaldiyeh e Karm el-Zeytoun, que duraram mais de duas horas. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos informou que 16 pessoas, entre elas duas crianças, foram mortas em Baba Amr. As linhas telefônicas estavam cortadas na cidade.

As forças de segurança também abriram fogo em Damasco, na tentativa de interromper a disseminação dos protestos na capital, disseram ativistas. A capital do país é uma base do regime do presidente Bashar Assad.

Durante a noite, manifestantes fecharam ruas que levam à Praça Baramkeh, no centro da capital, segundo Mohammed Shami, porta-voz dos ativistas na província de Damasco. Segundo ele, havia uma "campanha de desobediência civil em Damasco em apoio a Homs e às cidades atingidas da Síria".

Na segunda-feira, Assad acusou grupos estrangeiros de financiarem e armarem rebeldes para desestabilizar o país. Em janeiro, a ONU contabilizava 5.400 mortes pela repressão na Síria apenas em 2011. Os protestos contra o regime começaram em março passado e têm sido duramente reprimidos.

Na segunda-feira, a Cruz Vermelha disse que estava tentando um cessar-fogo entre os dois partidos na Síria para permitir a entrada de ajuda humanitária. Hoje, a Rússia e as Nações Unidas devem mandar um enviado especial ao país para ajudar a coordenar a assistência humanitária em segurança. O ministro do Exterior da Rússia propôs em sua conta no twitter que ONU que envie ajuda ao país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

TAGS