PUBLICIDADE
Notícias

Medvedev se reúne com oposição para discutir reformas

19:03 | 20/02/2012
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, realizou hoje um encontro sem precedentes com lideres de oposição do país, que receberam a promessa de participar com mais facilidade das próximas eleições presidenciais. Entretanto, Medvedev não atendeu às principais demandas de manifestantes, segundo os líderes de oposição. Uma onda de protestos começou no país em dezembro, após a descoberta de fraudes na eleição parlamentar, levando dezenas de milhares de pessoas às ruas pedindo eleições justas. O movimento pegou a Rússia de surpresa, depois de anos de apatia política, complicando a perspectiva do primeiro-ministro Vladimir Putin de retomar a presidência na eleição de 4 de março.

Numa tentativa de acalmar as multidões, Putin e Medvedev propuseram algumas reformas para permitir mais competição política. O líder de oposição Vladimir Ryzhkov afirmou, depois do encontro de hoje, que foi positivamente surpreendido pela posição do presidente Medvedev sobre os partidos políticos. Mas, de modo geral, houve apenas "15% de acordo" sobre como avançar nessa questão, e Medvedev se recusou a considerar o pedido de realização de novas eleições parlamentares.

Ryzhkov disse que Medvedev não respondeu sua proposta de formar uma "mesa redonda" permanente para reunir representantes do presidente, dos partidos presentes no parlamento e do movimento que organiza os protestos populares, para trabalharem todos juntos numa estratégia de formação de um sistema de governo "legítimo e eficiente". As informações são da Associated Press.

TAGS