PUBLICIDADE
Notícias

Israel vai construir 500 casas em assentamento

11:55 | 22/02/2012
Um comitê israelense vai aprovar nesta quarta-feira a construção de 500 novas casas no assentamento de Shilo, na Cisjordânia, disse o porta-voz da administração civil, Guy Inbar, à France Presse (AFP). Questionado se mais de 200 residências construídas sem permissão em Shvut Rachel, assentamento próximo ao de Shilo, seriam legalizadas, ele respondeu: "Sim, é verdade. Serão legalizadas por razões humanitárias."

A administração civil é o braço militar que gerencia todas as questões civis, incluindo assuntos de construção e planejamento, nas partes da Cisjordânia sob total controle militar e civil de Israel. Shilo é um assentamento com mais de dois mil residentes que fica a cerca de 30 quilômetros ao sul da cidade de Nablus. E Shvut Rahel é um posto avançado de colonos nas proximidades, lar de 400 pessoas e local que o governo prometeu legalizar.

Israel considera ilegais os assentamentos de colonos construídos sem aprovação do governo e com frequência envia seguranças para demoli-los, embora nos últimos meses o governo tenha anunciado sua intenção de legalizar vários deles. Mais de 310 mil israelenses vivem em assentamentos na Cisjordânia ocupada e o número cresce constantemente. A comunidade internacional considera ilegais todos os assentamentos nos territórios ocupados por Israel desde a guerra de 1967. As informações são da Dow Jones.

TAGS