PUBLICIDADE
Notícias

Grupo hacker tira do ar site do governo sueco

14:39 | 04/02/2012
Um grupo ligado à rede de hackers Anonymous disse hoje que fez um ataque cibernético ao website do governo da Suécia, tirando-o do ar ao deixá-lo sobrecarregado com tráfego. O grupo hacker CyberForce utilizou o serviço de microblog Twitter para assumir a responsabilidade do ato, dizendo "tivemos sucesso ao atacar o governo".

Os hackers também indicaram que poderão lançar mais ataques por volta da meia-noite de sábado (horário local de Estocolmo), mas não deixaram claro quais seriam os alvos. O CyberForce informou que utilizou como tática de ataque uma recusa de serviço, que na prática inunda o website com usuários falsos.

O porta-voz do governo sueco Jacó Lagercranser confirmou que o website - utilizado por todos os departamentos do governo sueco - enfrentou alguns problemas, mas ele recusou-se a dar mais detalhes, dizendo que o governo nunca comenta em questões de segurança. "Periodicamente experimentamos alguns problemas no acesso ao site. Estamos trabalhando para resolver esses problemas", disse ele. O site voltou a funcionar horas depois.

O CyberForce descreve-se como parte da rede coletiva de ataque à internet chamada de Anonymous, que tem recebido atenção mundial ao fazer ataques e ter derrubado os sites do FBI e da Scotland Yard, a polícia federal dos Estados Unidos e do Reino Unido, respectivamente.

O ataque cibernético contra o governo sueco, lançado ao meio dia local, coincidiu com os protestos em Estocolmo e em Goteborg, segunda maior cidade sueca, para protestar contra o Acordo Comercial Anticontrafacção (ACTA, na sigla em inglês), que visa proteger a propriedade intelectual. As informações são da Associated Press.

TAGS