PUBLICIDADE
Notícias

Fotógrafo espanhol Samuel Aranda leva prêmio World Press Photo 2011

A foto comovente retrata uma mulher coberta pelo véu integral abraçando um parente ferido no Iêmen

13:55 | 10/02/2012
HAIA, 10 Fev 2012 (AFP) -O fotógrafo espanhol Samuel Aranda venceu o 55º prêmio World Press Photo por seu emotivo retrato de uma mulher coberta pelo véu integral abraçando um parente ferido no Iêmen.

O fotógrafo da AFP Yasuyoshi Chiba, por sua vez, conseguiu o primeiro prêmio na categoria People in the News Singles, por suas imagens dos dias posteriores ao tsunami no Japão. Massoud Hossaini e Pedro Pardo, também da AFP, ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiro lugar em suas correspondentes categorias.

A foto de Aranda, tirada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre policiais e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, serviu de retrato simbólico do conjunto da Primavera Árabe que varreu o Oriente Médio no ano passado, segundo o comunicado publicado pelo júri do prêmio.

Aranda, ex-fotógrafo da AFP, realizava um trabalho no Iêmen para o jornal New York Times quando tirou a foto vencedora. Ele receberá um prêmio de 13.000 dólares e uma câmera Canon.

Hosaini conseguiu o segundo prêmio na categoria Spot News Singles por sua foto posterior a uma explosão numa cerimônia religiosa em Cabul, e Pardo obteve o terceiro lugar na Contemporary Issues Stories por seu trabalho sobre a guerra de cartéis de droga mexicanos em Acapulco.

TAGS