PUBLICIDADE
Notícias

EUA estão céticos em relação às promessas de Assad à Rússia

Segundo Victotia Nuland, em vez de tentar pôr fim à violência, o presidente sírio repete promessas feitas há meses

16:39 | 07/02/2012
WASHINGTON, 7 Fev 2012 (AFP) -Os Estados Unidos manifestaram o seu ceticismo nesta terça-feira, 7, em relação às promessas feitas pelo presidente sírio, Bashar al-Assad, ao ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e pediram que Damasco ponha fim imediatamente à violência.

Durante uma entrevista coletiva à imprensa, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, criticou as novas promessas de reformas democráticas feitas pelo presidente sírio três dias depois dos vetos de chineses e russos a uma condenação da repressão na Síria pelas Nações Unidas.

"Vocês compreendem por que a comunidade internacional em seu conjunto está muito cética quando vemos que, em vez de tentar pôr fim à violência, Assad repete as mesmas propostas que faz há meses e meses e meses", declarou Nuland.

Lavrov declarou nesta terça-feira em Damasco que teve uma reunião "muito útil" com o presidente Assad, que prometeu a ele "pôr fim à violência de onde quer que venha". O chefe da diplomacia russa acrescentou que Assad anunciará em breve o calendário de um referendo sobre uma nova constituição.

Essa ideia "parece ser uma nova promessa por parte do regime Assad que consiste em anunciar uma eleição que ele pode controlar totalmente", considerou a porta-voz americana. "Não vemos como isso pode favorecer um diálogo nacional", disse ela.

TAGS