PUBLICIDADE
Notícias

Egípcios marcham em protestos contra governo militar

12:05 | 10/02/2012
Centenas de manifestantes marcharam nesta sexta-feira em direção ao prédio do Ministério da Defesa do Egito, exigindo a saída a do governo militar. A manifestação ocorre um dia antes do início de uma campanha de desobediência civil cujo objetivo é lembrar a queda de Hosni Mubarak, um ano atrás.

Os ativistas planejaram as passeatas no Cairo, que vão convergir para o Ministério da Defesa, como introdução às greves e manifestações previstas para sábado, aniversário da saída de Mubarak.

Na mesquita Fateh, centro do Cairo, os manifestantes começaram a gritar "Abaixo o governo militar" ao final das orações semanais muçulmanas, antes de se dirigirem para o ministério.

Os militares, que prometeram entregar o poder depois que o presidente for eleito, ainda neste ano, disseram que vão enviar tropas para todo o país, depois de os ativistas terem convocado a campanha de desobediência civil, informou a mídia estatal.

A convocação dividiu as forças políticas do país. A Irmandade Muçulmana - a grande vencedora das recentes eleições parlamentares - é contra a ação dos manifestantes, na medida em que o grupo exige a transição imediata para um governo civil.

Estudantes de várias universidades convocaram greves para sábado, que devem contar com o apoio de grupos seculares de jovens que lideraram a revolta contra Mubarak.

Segundo Tareq al-Khouly, organizador do grupo jovem 6 de Abril, o plano é realizar uma greve de um dia, que pode ser estendida.

Em comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, os grupos pediram aos egípcios que "apoiem essas greves com o objetivo de encerrar o governo injusto e construir uma nação na qual a justiça, a liberdade e a dignidade prevaleçam." As informações são da Dow Jones.

TAGS