PUBLICIDADE
Notícias

Dois navios do Irã atracam na Síria, diz TV estatal

12:30 | 20/02/2012
Dois navios da marinha do Irã atracaram no porto de Tartus, na Síria, informou a TV estatal iraniana nesta segunda-feira, acrescentando que a tripulação treinaria marinheiros sírios. "Um navio de abastecimento e outro destroyer atracaram em Tartus, uma cidade portuária a nordeste de Damasco e, como parte de um acordo bilateral, eles estarão envolvidos no treinamento da marinha da Síria", dizia a reportagem, sem indicar quando os navios atracaram.

O chefe da marinha do Irã, almirante Habibollah Sayari, disse no sábado que navios iranianos "cruzaram o Canal de Suez pela segunda vez desde a Revolução Islâmica (1979)". A passagem foi feita para mostrar o "poderio militar" iraniano, disse, sem dar detalhes da missão. Hoje, o ministro da Defesa do país, Ahmad Vahidi, disse que a passagem dos navios pelo Canal de Suez para o Mediterrâneo é "um símbolo da capacidade naval da nação", segundo a agência de notícias oficial Irna.

Isso ocorre em meio ao aumento das tensões entre Irã e Israel, alimentadas pela disputa sobre o programa nuclear de Teerã. O Ministério do Exterior de Israel disse que vai "acompanhar de perto o movimento dos dois navios para certificar de que não se aproximem da costa israelense". A primeira vez que o Irã enviou dois navios de guerra ao Mediterrâneo, em fevereiro de 2011, provocou fortes reações de Israel e dos EUA. As informações são da Dow Jones.

TAGS