PUBLICIDADE
Notícias

Chávez foi operado em Havana e está bem, diz vice-presidente

14:58 | 28/02/2012

CARACAS, 28 Fev 2012 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi operado em Havana de uma nova "lesão" na mesma região onde havia sido extraído um tumor cancerígeno em 2011 e "encontra-se em boa condição física", informou nesta terça-feira, 27, o vice-presidente, Elías Jaua.

A operação "ocorreu segundo o previsto, obtendo-se um resultado satisfatório, após o qual foi programado um plano de recuperação a ser cumprido nos próximos dias", disse Jaua, acrescentando que "o presidente Chávez encontra-se em boa condição física".

O vice-presidente, que leu um comunicado sobre a saúde do presidente em rede de rádio e televisão, não informou quando foi realizada a cirurgia, que, segundo Chávez, estava prevista para "segunda ou terça-feira" desta semana.

Jaua explicou que durante a intervenção foi "realizada a extração total da lesão pélvica diagnosticada" e que também foi extirpado "tecido circundante" à formação, sem que ocorressem complicações nos órgãos próximos.

"Nas próximas horas estarão disponíveis os estudos histológicos que determinarão o melhor tratamento para a lesão", acrescentou o vice-presidente.

Aos 57 anos, Chávez já foi operado de um tumor cancerígeno em junho de 2011 também em Havana, onde nos meses seguintes se submeteu a três de quatro sessões de quimioterapia. Em outubro, o presidente disse ter superado o câncer.

Mas há uma semana Chávez disse que foi detectada uma nova "lesão", evitando utilizar a palavra tumor, que tem uma probabilidade "superior" de ser maligna do que de não ser, explicou o presidente.

Chávez, desde 1999 no poder, busca a reeleição para um novo período de seis anos nas eleições de 7 de outubro, nas quais deve enfrentar o candidato opositor Henrique Capriles Radonki, 18 anos mais jovem e governador de Miranda (norte), o segundo Estado mais povoado do país.

TAGS