PUBLICIDADE
Notícias

Aprovação de Humala sobe a 59% no Peru

12:17 | 26/02/2012
A popularidade do presidente Ollanta Humala subiu para 59% em fevereiro, de 54% no mês anterior, informa uma pesquisa Ipsos-Apoyo divulgada hoje. O avanço ocorre em parte pela captura de um líder do grupo Sendero Luminoso. Segundo a sondagem, 29% dos consultados desaprovam o trabalho do governante, enquanto 12% não quiseram dar opinião sobre o tema.

Policiais e militares capturaram mais cedo neste mês "Artemio", uma liderança do Sendero Luminoso. Em comentário no jornal El Comercio, Alfredo Torres, diretor da Ipsos-Apoyo, disse que a captura da liderança extremista foi bem-recebida por boa parte da população.

O Sendero Luminoso é uma guerrilha maoista, que ameaçou a estabilidade do país nos anos 1980 e no início dos 1990, com ondas de violentos ataques. O conflito interno deixou cerca de 70 mil mortos, mas atualmente o grupo perdeu força e está reduzido e envolvido com o narcotráfico.

Humala, de 49 anos, tomou posse em julho passado, para um mandato de cinco anos. O primeiro-ministro peruano, Oscar Valdés, tem aprovação de 28%, mas 44% das pessoas creem que ele deve ser mantido no importante posto. Já 32% gostariam que Valdés deixasse o governo. A pesquisa tem margem de erro de 2,8 pontos porcentuais. As informações são da Dow Jones.

TAGS