PUBLICIDADE
Notícias

AIEA não apresenta dados conclusivos sobre base no Irã

15:12 | 29/02/2012
O inspetor-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Herman Nackaerts, apresentou hoje aos países representados no organismo o relatório de suas recentes viagens ao Irã e exibiu imagens de satélite de "atividades" não especificadas na base militar de Parchin, disseram diplomatas. Mas a apresentação de Nackaerts não continha nada que indicasse conclusivamente alguma espécie de limpeza da base, onde a AIEA suspeitava terem sido realizados testes com explosivos, prosseguiram os diplomatas.

"Havia preocupação sobre se eles realmente estavam realizando alguma espécie de limpeza no local, e não me parece que haja alguma certeza em relação a isso", disse um diplomata ocidental na AIEA sob a condição de anonimato.

"Não tive a impressão de haver qualquer coisa que indicasse que algo estaria realmente acontecendo ali", disse outra fonte diplomática à agência France Presse em Viena, onde fica a sede da AIEA, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Na semana passada, uma fonte graduada ligada à investigação adiantou que a AIEA não dispunha de informações referentes a uma limpeza da base. "Nós temos observado o local por meio de imagens de satélite e não pudemos identificar nenhuma limpeza", disse a fonte na ocasião.

Hoje, o diretor da Organização de Energia Nuclear do Irã, Fereydoon Abbasi Davani, foi citado pela agência estatal de notícias Irna dizendo que "nenhuma espécie de atividade nuclear" ocorreu em Parchin.

Um relatório da AIEA publicado em novembro dizia que "um grande compartimento de contenção de explosivos" estava instalado na base e poderia vir a ser usado em testes com mísseis capazes de transportar ogivas nucleares.

Como signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), o Irã é obrigado a autorizar a entrada de inspetores da ONU em suas instalações atômicas, mas não precisa se comprometer a abrir bases militares onde não haja confirmação de atividades nucleares.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do TNP. As informações são da Dow Jones.

TAGS