PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Polícia espanhola prende dois supostos membros do ETA

10:57 | 21/02/2012

MADRI, 21 Fev 2012 (AFP) - A polícia espanhola prendeu nesta terça-feira no País Basco (norte) dois supostos membros da organização independentista ETA, que em outubro anunciou sua renúncia à luta armada, informou o Ministério do Interior.
Trata-se de Juan Ignacio Otaño Labaca, de 51 anos, detido na localidade de Andoain, e de Iñaki Iguerategui Lizarribar, de 42, preso em Tolosa.

"A operação é realizada após a análise de documentos do ETA, recentemente enviados pelas autoridades judiciais francesas", disse o ministério em um comunicado.

Este documentos, "junto às investigações que eram realizadas, desencadearam na identificação plena de uma suposta célula de apoio às estruturas diretivas do ETA", acrescentou a parte.

Estas prisões se somam às realizadas no dia 14 de janeiro na localidade francesa de Joigny e destacam "o intenso trabalho da polícia espanhola na luta contra o ETA, tanto na Espanha como na França", insistiu o comunicado.

Três supostos membros do ETA, um dos quais é suspeito de estar envolvido na morte de um policial francês em um tiroteio perto de Paris em 2010, foram detidos no dia 14 de janeiro em Joigny, ao sul da capital francesa.

Muito enfraquecido após várias detenções de seus militantes na Espanha e na França, o ETA, declarado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia, é considerado responsável pela morte de mais de 800 pessoas em 40 anos de luta armada.

No dia 20 de outubro de 2011, o grupo declarou que renunciava à luta armada.
ka-apa/sg/it/ma

TAGS