PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Otan: adolescentes mortos no Afeganistão representavam ameaça

07:01 | 15/02/2012

Cabul, 15 Fev 2012 (AFP) - As forças da Otan no Afeganistão mataram oito adolescentes na semana passada, em um bombardeio ao nordeste de Cabul, porque estavam armados e representavam uma ameaça, afirmou nesta quarta-feira a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) no Afeganistão.

"Eram jovens afegãos (...) de estatura adulta, atléticos, fortes, que caminhavam no vale", explicou em entrevista coletiva o americano Mike Wigston, comandante das operações aéreas da Isaf.

"Eram adolescentes de 15-16 anos, um deles um pouco mais velho", completou Wigston, que disse não saber se os oito adolescentes eram rebeldes talibãs.

"Não os bombardeamos porque pensávamos que eram talibãs, insurgentes ou traficantes. Foram bombardeados porque pensávamos que representavam uma ameaça", afirmou Wigston.

"O fato de que transportavam armas, além da maneira como se deslocavam, o local em que estavam quando as tropas (afegãs e da Isaf) estavam no vale influenciaram a decisão de bombardeá-los", disse o militar.

"Se estivessem em outro vale, não teriam representado uma ameaça e não teriam sido bombardeados. Mas estavam em uma posição muito ameaçadora".

Na quinta-feira passada, o presidente afegão Hamid Karzai condenou com veemência o ataque do dia 8 de fevereiro na província de Kapisa.

O parlamentar Mohamad Tahir Safi, enviado à região por Karzai para investigar o ocorrido, relatou que morreram "oito garotos inocentes", com idades entre seis e 14 anos, com exceção de um que era maior de idade.

jf/fp

TAGS