PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Moody's coloca 114 bancos europeus sob vigilância

06:01 | 16/02/2012

PARÍS, 16 Fev 2012 (AFP) - A agência de classificação financeira Moody's anunciou nesta quinta-feira que pode reduzir a curto prazo as notas de 114 bancos europeus, incluindo os gigantes do setor, em consequência da crise e do rebaixamento da nota de vários países da União Europeia (UE).

A Moody's colocou sob vigilância a nota de vários grandes bancos franceses (BNP Paribas, Société Générale, Crédit Agricole, Natixis, entre outros), assim como estabelecimentos italianos, espanhóis, britânicos, alemães, austríacos, portugueses e escandinavos.

Entre os pesos pesados do setor ameçadoas pela Moody's com a possibilidade de rápida redução da nota estão os alemães Deutsche Bank e Commerzbank, os britânicos Royal Bank of Scotland e HSBC, o holandês ING, o espanhol Santander e o italiano Unicredit.

A Itália é o país mais afetado, com 24 grupos financeiros incluídos, seguida pela Espanha (21), França (10), Grã-Bretanha (9), Áustria (8), Dinamarca (8), Alemanha (7), Portugal e Holanda (6). Também foram incluídos bancos da Suécia (5), Eslovênia (4), Suíça (2), assim como da Finlândia, Noruega, Bélgica e Luxemburgo (1).

map/fp

TAGS