PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Fitch reduz em dois escalões nota da Grécia, para 'C'

10:59 | 22/02/2012

PARIS, 22 Fev 2012 (AFP) - A agência Fitch reduziu nesta quarta-feira a nota de solvência da Grécia em dois escalões, de "CCC" para "C", após o acordo europeu que prevê um perdão de mais da metade da dívida grega em mãos de credores privados para salvar esse país da quebra.

A Eurozona aprovou, na terça-feira de madrugada, um novo plano de resgate para a Grécia, que poderá totalizar 237 bilhões de euros, mas ainda assim não foi capaz de entusiasmar os mercado nem diminuir sua cautela em relação ao país heleno.

Segundo a Fitch, a implantação das medidas de rigor levarão a uma reestruturação forçada da dívida e por isso "um default da Grécia é altamente provável no curto prazo".

Com esse cenário, a nota passará, em um primeiro momento, para 'default parcial' (restricted default, RD) e a dos títulos afetados pela operação de troca passariam para 'D', ou seja, default.

"Pouco depois da realização de troca e a emissão de novos títulos, a nota soberana de Grécia passará para a categoria de 'default parcial' para um novo nível correspondente à classificação da agência", disse a Fitch sem dar maiores detalhes.

 

TAGS