PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Bloqueio nas negociações entre Irã e AIEA

06:00 | 22/02/2012

VIENA, 22 Fev 2012 (AFP) - As negociações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o controverso programa nuclear, militar ou não, da República Islâmica estão bloqueadas após o fracasso de uma segunda missão da agência da ONU em Teerã, que era considerada a "última oportunidade".

A AIEA "lamentou" a ausência de um acordo com o Irã sobre o prosseguimento das discussões a respeito do programa com fins militares, como suspeita a comunidade ocidental, ou estritamente civil, como afirma Teerã.

Em um comunicado divulgado na madrugada de quarta-feira, a AIEA destacou ainda a recusa de Teerã em permitir que uma missão da AIEA tenha acesso à suposta central nuclear de Parchin, situada em uma base militar.

A AIEA não revelou indícios sobre as iniciativas contempladas após o fracasso, que o conselho de ministros debaterá em 5 de março.

As críticas da AIEA foram feitas ao fim de uma visita de dois dias a Teerã, em 20 e 21 de fevereiro, de uma missão de alto nível da AIEA, considerada a "última oportunidade".

A missão, assim como a de 29 a 31 de janeiro, era coordenada pelo diretor adjunto da agência e diretor dos inspetores, o belga Herman Nackaerts.

O diretor geral da AIEA, o japonês Yukiya Amano, expressou "decepção" com a atitude iraniana.

 

TAGS